Tristeza e saudades são alguns sentimentos expressados por muitos campobelenses ao tomarem conhecimento da morte de dona Elza Dinardi Barbosa. Ela faleceu no inicio da noite desta terça-feira (07/06) em Campo Belo (MG). A professora, que também foi vereadora (1ª Presidente da Câmara de Vereadores da cidade) deixou um grande legado. Uma mulher à frente da sua época. Elza Dinardi mostrou sua atuação na política local em um período em que a mulher era bastante discriminada. Com brilhantismo e determinação, Dinardi ingressou-se no cenário político e foi eleita. Segundo o historiador e professor Edson José, no dia 28 de setembro de 1879 foi instalada a primeira Câmara da Vila de Campo Belo, momento em que foi registrada a posse dos primeiros vereadores. No ano de 1947, num ato pioneiro, a Câmara contou com a participação das primeiras mulheres a ocuparem uma cadeira no Legislativo. As professoras: Jacira Vilela e Ione Terezinha Maia. Até 1961 o trabalho de vereador era voluntário. Além de parlamentar, Elza marcou a história política do município. Em 1981 tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara. Como educadora só deixou exemplos. O corpo foi velado na Casa Legislativa da cidade.
Para Janice Garcia, a professora foi sua inspiração e a orientou no inicio de sua vida escolar. “Eu morava na fazenda, não passei pela educação infantil, e possuía poucas vivências da cidade. Tive sérios problemas de adaptação, mas ela com toda dedicação conseguiu me alfabetizar. Foi através da minha querida professora, que eu tive sucessos no meu percurso escolar. Não tenho palavras para agradecer tudo que ela fez por mim no antigo Colégio São José. Dona Elza , minha primeira professora. Minha eterna gratidão à essa grande mulher. Meus sentimentos aos familiares!”, definiu Janice.
Em uma rede social uma das neta de Elza fez uma homenagem à avó. Para ela, um exemplo de mulher. “Me diz porque você se foi, quantas saudades eu senti e de tristeza vou viver…” Oh vozinha querida, as palavras se perdem em meio ao choro e soluços, quanta falta eu já sinto… Onde serão nossos cafés da tardr agora? Quem vai me fazer companhia assistindo a novelinha da tarde? E aos jogos do cruzeiro? Quem vai zangar comigo por estar com os pés no chão ou sem agasalho? Quem vai me incentivar a escrever? E todas as outras coisas que a gente fazia diariamente juntinhas?? Meu alicerce, um exemplo que quero seguir dia após dia, mulher educada, fina, inteligente, elegante, íntegra, tinha prazer em viver, marcou a educação e política de campo belo e pra quem teve o prazer de conhecê-la com certeza teve sua vida marcada e hoje um pedacinho se desprendeu… Gratidão por ter aproveitado todo tempo ao seu lado e tranquilidade em saber que tudo que estava ao meu alcance foi feito por você e pra você. Eu te amo muito e sempre amarei e carrego a certeza de que a recíproca é verdadeira! Olhe por mim como meu anjo protetor e terá muitos motivos pra se orgulhar! Descanse em paz..”, escreveu Laura Dinardi.
Fotos: Retiradas Facebook
2 Comments
MEUS SINCEROS SENTIMENTOS A TODA A FAMÍLIA
Com certeza a cidade perde uma de suas filhas ilustres- Cumprimentos aos Familiares e amigos.