A instalação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) será inaugurado na noite desta quarta-feira (07/06) na sede da UPA. A implementação do serviço tem sido aguardada por toda a população e após um trâmite burocrático e complexo, tudo foi resolvido. Com o funcionamento do SAMU, será regularizado o atendimento do telefone para Urgências e Emergências (192). O SAMU funcionará nas instalações da UPA, mas é um serviço independente. A central de regulação 192 tem sede em Divinópolis, ou seja, as ligações direcionadas a esse número é uma equipe divinopolitana que atende e aciona os profissionais que estão em Campo Belo dentro das ambulâncias . A equipe vai ao local da ocorrência e encaminha o paciente à UPA. Agora Urgência e Emergência na questão de ambulância não é mais responsabilidade da UPA.
De acordo com informações apuradas, as ambulâncias da UPA não farão mais o atendimento inicial ao paciente. A equipe do serviço móvel tem uma ambulância mais equipada e é formada por: médico, enfermeiro, técnico e o motorista socorrista.
A inauguração será às 18h30.
Funcionamento do SAMU
O médico regulador tem autonomia para encaminhar o paciente para o local que a situação clínica indica. Ou seja, Santa Casa, que tem CTI; UPA e casos leves UBS. Se o município não oferecer a porta adequada, então o paciente é encaminhado à cidades vizinhas.