O fogo se alastrou rapidamente. (Foto: diariocampobelo.com)
O fogo se alastrou rapidamente e queimou uma parte extensa de um terreno às margens da Br-354 na entrada de Campo Belo na tarde desta segunda-feira (18/09) próximo ao motel Delirius. O tempo seco aliado as queimadas prejudicam principalmente crianças e idosos.
As consequências das queimadas no Brasil
Fonte: www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-queimadas-brasil/
Praticada principalmente no setor agrícola, as queimadas destroem o meio ambiente, prejudicam várias espécies de animais e são uma grande ameaça para a natureza.
Conhecido por ser o país com o maior número de florestas e sistemas fluviais em um território rico em recursos naturais, o Brasil é considerado por muitos cientistas como a nação do futuro. Mas nem todas as estatísticas são satisfatórias, as queimadas, por exemplo, são ameaças frequentes para a sua população, a fauna e a flora.
As queimadas no Brasil são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos. As cinzas deixadas pelas queimadas deixam o solo mais produtivo, porém esta situação não é permanente, após a incidência do fogo o solo volta ao estado normal e fica mais suscetível a erosões e pragas, por isso, as queimadas não possuem nenhum benefício para natureza.
Embora a ação do homem seja a causa principal das queimadas, elas também acontecem por meio de descargas elétricas e reflexão de vidros. O grande problema desta prática é que o fogo alastra-se com grande velocidade e quando perto de florestas podem destruir rapidamente quilômetros de áreas verdes que se tornam improdutivas e este é apenas um dos prejuízos que as queimadas causam ao meio ambiente.
Conheça as principais consequências das queimadas no Brasil:
• Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;
• Destruição de habitats naturais;
• Erosão no solo;
• Aumento do buraco na camada de ozônio;
• Perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações;
• Poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;
• Extinção de espécies (fauna e flora);
• Destruição de infraestruturas.