A causa da morte do pequeno Pedro Lucas, de 1 anos e 8 meses – morador de Cristais (MG), tem sido investigada pela Polícia Civil a pedido do Ministério Público (MP). Na sexta-feira (02/08) o médico legista dr. Harley Lasmar e o auxiliar de necropsia foram à Cristais fazer a exumação no corpo da criança. O procedimento é uma das etapas da investigação. A PC e o MP estão empenhados neste caso. O resultado deve sair em 30 dias.
A criança morreu em 16 de março de 2019, após dezenas de atendimentos no hospital da cidade, segundo a família. Na madrugada que ocorreu o óbito, a criança foi transferida para o hospital Alzira Velano em Alfenas, mas não resistiu ao dar entrada no hospital. Com todos os exames médicos e fichas que comprovaram os atendimentos em mãos, os pais de Pedro denunciaram o caso ao Ministério Público da Comarca. O promotor solicitou à Polícia Civil que fizesse uma investigação para dar uma resposta à família.
De acordo com a família, não foi realizada autópsia no corpo do pequeno no dia do falecimento, pois o hospital teria informado que o procedimento só poderia ser realizado na segunda-feira (a morte do pequeno foi no sábado).
Os pais entregaram ao legista todos os exames e relatórios de atendimentos feitos na criança antes do óbito (documentos que já constam no Ministério Público). De acordo com o legista, esta documentação é importante para montar o histórico médico da criança. Embora ele não possa opinar, o relatório será enviado a Belo Horizonte e legistas do estado terão condições de dar um parecer e constatar se houve ou não imperícia no caso do pequeno Pedro Lucas.
A família espera por respostas. “Pedro nos deixou uma lacuna. Mas queremos uma resposta. Nós procuramos a justiça para evitar que outras mães sofram esta dor. Se tivessem nos dito que o caso dele não resolveria em Cristais, teríamos ido procurar outro recurso. Não fizeram isso. Foram idas e vindas ao hospital. Sempre com febre e alteração nos exames, mas nunca solicitaram internação. Durante o dia minha sogra o levou ao hospital novamente e simplesmente o medicaram e mandaram pra casa. À noite ele piorou, corremos pro hospital, depois de três horas ele foi transferido pra Alfenas e já chegou lá morto!”, relembra emocionada Luana, mãe de Pedro Lucas.
Caso Pedro Lucas!
Menino morre e família acredita em negligência, no hospital de Cristais
O vídeo mostra Pedro lucas brincando durante a semana em que faleceu. Quando a febre cedia, ele brincava!