De acordo com a legislação eleitoral vigente amanhã, dia 4 de abril de 2020, é o prazo máximo para que os interessados em serem candidatos a vereadores ou prefeito dos municípios se filiem a partidos para a disputa deste ano. Atualmente o nosso município conta com 13 partidos anotados junto à Justiça Eleitoral: Cidadania, DEM, MDB, PTB, Solidariedade, Republicano, PMN, Avante, PSB, PSL, PL, PSD e o PP.
O cenário indica que o prefeito de Campo Belo, pode ser pré-candidato a reeleição. Ele foi eleito pelo PSB, migrou para o PSL e atualmente está filiado ao DEM, presidido pelo ex-prefeito Romel de Assis Carvalho, seu tio.
Outro partido que já lançou pré-candidatura ao cargo de chefe do Executivo municipal foi o Cidadania. O jovem cientista político Christopher Mendonça irá encabeçar a chapa sendo também o presidente da sigla em nossa cidade.
Até agora não há mais lançamentos de pré-candidatos a prefeito.
De forma geral os partidos têm se organizado para formar as chapas de candidatos à Câmara de Vereadores.
O limite máximo pra este ano são de 23 candidatos sendo que destes, 30% precisam ser mulheres.
Mesmo em meio à crise de saúde pública do Coronavírus o Congresso Nacional e a Justiça Eleitoral tem mantido o calendário eleitoral. Na última semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) presidido pela Ministra Rosa Weber, recebeu o pedido de mudança da data limite para filiação partidária.
O pedido foi negado por unanimidade e a data foi mantida para o próximo dia 4 de abril, sábado.
O Diário Campo Belo e a Rádio 98 FM estarão acompanhando de perto todas as movimentações políticas na cidade neste importante ano eleitoral.