Um grupo de moradores se uniu e decidiu chamar a atenção das autoridades, principalmente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) quanto às más condições da BR-354, principalmente o trecho de Perdões a Candeias (MG). O percurso é de pista simples e costuma ter fluxo intenso de carretas e caminhões, o que é um agravante quando se fala em acidentes. Somente no ano de 2019, 11 pessoas morreram no trecho que passa pela região. Em 20 de novembro de 2023, mais duas vítimas fatais. O acidente entre um caminhão e uma carreta foi registrado na tarde de terça-feira (20/11) na BR-354, entre Campo Belo e Candeias (MG) na conhecida “curva da morte”. Cansados de assistir a tantas tragédias, um grupo liderado por Wesley Rodrigues, organizou a manifestação que será no sábado dia 23 de dezembro. O local é o trevo de acesso a Campo Belo, entrada para a Nutribelo a partir das 8h00. A PMR foi avisada do evento e dará cobertura aos manifestantes.
Wesley explica o objetivo dessa mobilização. “Temos que agir. Já fomos ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Belo Horizonte, ao DNIT em Brasília, programamos a manifestação pacífica, faremos um documentário. Pedimos atenção das autoridades, chega de mortes! Vamos salvar Vidas!”, pontua Wesley.
No ano de 2015, um movimento liderado por Luciano Azara Resende de Alvarenga, pela jornalista Kelly Cristina e outros moradores, conseguiu cerca de duas mil assinaturas em um abaixo-assinado pedindo mais segurança na estrada. “Um abaixo assinado foi feito em 2015, vamos utiliza-lo também como documentação,” acrescentou Wesley.
Segundo ele, as visitas ao DNIT feitas pelo Prefeito de Candeias, Rodrigo Lamounier, o deputado Estadual Nacib Duarte Bechir e pelo líder do movimento (Wesley Rodrigues) têm tido resultado. “Sinalização na curva da morte (entre candeias e Campo Belo) e limpeza nas margens que estavam tomadas pelo mato. Mas visamos outras ações que resultem em mais segurança na rodovia”, garantiu Wesley.
Fontes: DCB e EPTV/Sul de Minas
O cenário precisa mudar, “Salvando Vida, Pela Vida na 354”