Moradores da Rua Rafael Ambrosio dos Santos em Campo Belo (MG) têm tido preocupações com o aparecimento de escorpiões. A cada dia, segundo eles, os aracnídeos surgem com mais frequência. “Estamos preocupados com uma infestação”, alerta um morador. Segundo o coordenador, o Ministério não fornece o material para dedetização. Ela pode ser feita caso o morador adquira o produto e a Vigilância fornece a mão de obra. Ainda conforme o órgão, eles fazem uma vistoria e é extremamente importante manter os quintais limpos. Qualquer ocorrência pode ser notificada na Vigilância através do número da SMS: ▶️3831-7950
Ele não é o único e ainda citou casos ocorridos em Lavras (MG), onde uma criança de 5 anos não resistiu a picada e faleceu após dias de internação. O fato ocorreu há aproximadamente 15 dias. A cidade lavrense também registrou outro acidente. Uma menina de seis anos foi picada por um escorpião na última quinta-feira (5) no bairro São Vicente. Ela teve sintomas leves e não precisou de soro. Mas os moradores do Alto Bandeirantes, em Campo Belo, temem por casos trágicos. “Eles tem aparecido no interior e fora das residências. Vizinhos relatam o mesmo fato. Recentemente fiz uma dedetização na minha casa. O Otacilio da Vigilância veio e nos oriento, mas uma dedetização coletiva seria uma medida interessante”, acredita Nivaldo.
▶️Outro lado
De acordo com Everto, coordenador da Vigilância, o registro de casos deve ser notificado à Secretaria de Saúde. “Basta os moradores procurarem a equipe na policlínica. Infelizmente, como já falei, não temos o inseticida para escorpião, o Ministério da saúde não fornece e não autoriza o uso. diante disso, fica por conta do morador. Nós conseguimos oferecer e a mão de obra. O agente que está responsável por esse tipo de ação é o Otacílio Alvarenga. Ele faz a vistoria e orientação e se caso o morador se responsabilizar e queira também faz a aplicação”, disse o coordenador.
Publicado por Diário Campo Belo
09/12/2024 – às 14h34